A Secretaria de Saúde finalizou a 17ª edição da Campanha Fique Sabendo com saldo positivo: foram realizados na primeira semana de dezembro 4.179 testes de HIV, número 36% maior em comparação à campanha realizada em 2023. Além da testagem contra HIV, o município também intensificou os testes de sífilis e hepatites virais.
"O desafio deste ano foi realizar a testagem focalizada, ou seja, planejar estratégias para atingir o público de maior vulnerabilidade para a transmissão do HIV, como jovens, usuários de drogas, profissionais do sexo, entre outros", afirmou a coordenadora do Programa Municipal de ISTs/Aids, Camila de Carvalho Silva Ishizava.
Para que isso fosse possível, a Secretaria de Saúde intensificou as testagens, ofertando-as aos usuários das unidades básicas e especializadas de saúde, e a equipe do Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis se deslocou a locais de grande fluxo para levar as testagens, preservativos, além de abordar a população com orientações sobre a prevenção.
Na campanha, 11 casos de HIV foram diagnosticados com o teste rápido. Os testes convencionais também foram realizados e estão sendo processados. Além disso, também foram diagnosticados pelo teste rápido 66 casos de sífilis. Os munícipes diagnosticados com as ISTs foram encaminhados ao Complexo para iniciar o tratamento.
"Essa campanha se tornou tradição na cidade, e os profissionais agarram com muita responsabilidade. Somos uma das cidades do estado que mais testou nesses sete dias, mas a campanha começa antes, com o planejamento, as reuniões de sensibilização de lideranças, capacitação dos profissionais, apoio matricial para as unidades. Tudo isso faz a diferença para a campanha ser um sucesso", finalizou.
O Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis é um serviço de saúde especializado que tem por objetivo trabalhar na prevenção combinada, promoção, testagem e diagnóstico e acompanhamento ambulatorial a pessoas com Doenças Crônicas Transmissíveis, como IST/ AIDS, Sífilis, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase.
No Complexo, são realizados exames, orientações, medicação, investigação de comunicantes, atualização vacinal do público atendido e ações de vigilância epidemiológica no controle das hepatites virais, além de visitas domiciliares.
O funcionamento é de segunda a sexta-feira, sem necessidade de agendamento prévio. Os horários são:
- Segunda-feira: das 7h às 21h.
- Terça-feira: das 7h às 19h.
- Quarta, quinta e sexta-feira: das 7h às 17h.
O Complexo fica na Rua do Rosário, 1.903, na Vila Curti.
Mín. 19° Máx. 31°